Nova versão do firmware do Welland ME-747ANS (V01R10 e 0.75a.03)


Já estão disponíveis no site da Welland as novas versões do firmware do ME-747ANS. Para saber a versão correta para atualização, é necessário abrir o seu Welland ME-747ANS e checar o chipset usado.

Atualizei a versão no meu NAS e o serviço de UPnP parou de funcionar!!

O firmware para o seu NAS pode ser baixado no seguinte link:
http://www.welland.com.tw/html/support.html#firm

Na página estão disponíveis duas versões do firmware. Uma para o chipset CNS2132 e outro para o chipset VT8610. As versões disponíveis são V01R10 e 0.75a.03 respectivamente.

Para saber qual versão usar, desligue o seu NAS, desconecte-o de todos os cabos e retire os dois parafusos do painel traseiro. Os parafusos estão indicados na imagem abaixo:
Parafusos para abrir o Welland ME-747ANS

Puxe o painel traseiro com cuidado. O case abre como uma gaveta. Não é necessário desinstalar o HD. Apenas olhe a placa principal que está no lado contrário ao do HD e identifique a localização do chipset.
Localização do chipset do Welland ME-747ANS

Leia o chipset e identifique a versão que você deve baixar. No meu caso, o meu hardware tem o chipset CNS2132. Tenho que baixar o firmware da versão V01R10.
Welland ME-747ANS - CNS2132 chipset

Após baixar a versão correta do firmware, monte e ligue novamente o NAS e vá até a interface web do mesmo. Escolha a opção “FW Update” e confira a versão do seu firmware. No meu caso, antes da atualização, a versão do meu firmware é “V01R04”. Está desatualizado.
Atualizacao do Firmware do Welland ME-747ANS

Para realizar a atualização, descompacte o arquivo ‘.rar’ que você baixou e clique em “Enviar Arquivo…” (o texto do botão pode variar dependendo do seu browser), escolha o arquivo que você acabou de descompactar e clique em “Start Upgrade”. Atenção: Não desligue o NAS durante o processo de atualização. Isso pode danificá-lo.

O arquivo que baixei se chama “V01R10_Welland_ME747ANS_V2_CNS2132.rar” e o arquivo descompactado tem exatamente 8MB (ou 8192KB) e se chama “20090818-WELLAND-STR8132-8MB-D01UI-0110”. Se você tentar enviar para atualização o arquivo compactado (extensão “.rar”), você receberá a seguinte mensagem: “You are uploading a WRONG file”. Para descompactar arquivos com extensão ‘.rar’ eu usei o 7-Zip (Freeware disponível em http://www.7-zip.org/)

"You are uploading a WRONG file!"
Agora aguarde a atualização do seu firmware.

"Upgrading firmware..."

Depois da atualização o NAS é automaticamente reiniciado.
"Restarting..."

Pronto. O browser volta para a página de configuração do NAS. Recomendo clicar em “Atualizar” no browser para você verificar se o firmware foi realmente atualizado.

Conferi todas as opções e vi que as todas as configurações foram mantidas após a atualização. O único problema que detectei foi na opção “UPnP”. Apareceu “403 Forbidden / Directory is protected.”. A página ficou assim:

Desliguei e liguei o NAS novamente.

Infelizmente, mesmo após reiniciá-lo, o problema continuou. Por causa disso, perdi a minha capacidade de escutar músicas diretamente do NAS no meu celular (que tem WiFi e UPnP) sem precisar de movê-las para o aparelho.

O pior é que, até agora, não percebi nenhuma melhoria no NAS por conta da atualização. Se eu perceber algo de novo eu incluirei comentários neste post.

Por isso, pense bem antes de atualizar o seu firmware.

12 respostas em “Nova versão do firmware do Welland ME-747ANS (V01R10 e 0.75a.03)

  1. Gente: Os problemas citados acima foram resolvidos. O problema da tela do UPnP que mostrei acima com a mensagem de “Directory is protected” provavelmente estava dando problema por causa do cache do meu Internet Explorer. Depois que esta tela foi acertada, apareceu uma opção para que eu instalasse o módulo UPnP. Solicitei por e-mail e que recebi este módulo da Welland. Vejam mais no meu mais recente artigo: Instalação do Módulo UPnP do Welland ME-747ANS.

    Curtir

  2. Olá, gostaria de saber onde você adquiriu seu Welland? Estou querendo comprar um… E queria tirar uma dúvida, ele aceita quais tamanhos de HD? Até 1TB vai numa boa?

    Abraço!

    Curtir

    • Patrick,
      comprei o meu numa loja de informática do Ed. Av. Central na Av. Rio Branco aqui no Rio de Janeiro/RJ. Mas um colega meu foi lá comprar e já tinha acabado. Eu encontrei o produto no site do boadica.
      Em relação a capacidade máxima do HD, o site do fabricante não determina um limite máximo. Só diz que o HD deve ser do tamanho 3.5” compatível com SATA Type I/II. Eu acredito que 1 TB funcionará na boa sim. Eu, por enquanto, estou usando um HD de 250MB.

      Curtir

  3. Olá Sérgio, comprei meu welland fazem alguns meses e estava bem satisfeito com ele, está com o HD de 1T e vai muito bem, ia… até que faz pouco tempo tenho notado uma coisa ele começa do nada a ficar read-on direto, não tem remédio… tem de desligar e ligar de novo para voltar a funcionar. Atualizei ele mas mesmo assim está na mesma… tem alguma idéia?

    Curtir

    • Camilo, já aconteceu isso comigo também. Quando tento gravar algum arquivo, o disco fica read-only e não consigo fazer nada. No meu caso o problema parou sozinho. Eu normalmente eu não deixo o NAS ligado direto, por isso, ele está sempre reiniciando e, talvez, por isso, não tenho sofrido tanto com isso.
      Enfim, não tenho idéia sobre o que pode estar acontecendo. Se você descobrir alguma coisa me avisa aqui.

      Curtir

  4. Olá ! Eu tinha feito o mesmo e recebi os arquivos via e-mail, o problema é usar FTP remoto com NAT é uma novela.

    Sobre o problema do camilo pode ser o erro no flilesystem do HD por padrão se tiver error ele monta como read-only.

    Uma segestão é reparar o XFS fora do NAS usando um boot live em um PC.

    Curtir

  5. Olá, possuo um NAS destes, e apos atualizar o firmware o mesmo não retorna mais nada, nem os leds da rede. Alguém sabe se existe alguma forma de voltar ao firmware antigo? Será que ferrou de vez?

    Curtir

    • Olha, meu problema é o mesmo que o seu. Após atualizar o Firmware, ela parou de responder via NAS (rede), somente funciona conectada a USB. Não encontrei forma de resolver isso, nem resetando. Firmware corrompida é fd de recuperar se não tiver um endereço de rede para fazer TFTP. Tentei no padrão dela (169.254.0.1) e tb nada de sucesso. Abri a gaveta não encontrei painel Jtag Serial na placa. To vendo que a saída vai ser clonar a EPROM de uma gaveta em funcionamento para esta em questão, o que inviabiliza o reparo visto o valor deste serviço, embora tenha acesso a outra desta ME-752GNS que esta funcionando.
      Sinceramente, não acho o produto confiável, pois o utilizava somente para BKP dos dados do servidor e várias vezes ela travava do nada, não mostrando os usuários cadastrados e ultimamente até não encontrava a HD de 1TB da WD que tenho nela. Coloquei essa HD na outra unidade que tenho, coloquei no mesmo endereço e ta funcionando perfeitamente, então posso concluir que a Gaveta anterior já não estava legal.
      Outra coisa que acho mal implementado e o tipo de formatação aplicada nela, que para uso em NAS só vai com FAT, que sabemos ter limitação com relação ao tamanho do arquivo. No caso da 752GNS, é destravado por software e só vai poder ser lido com esta gaveta. Experimenta plugar a um adaptador SATA-USB e ligar em um PC, que não vai ter acesso aos arquivos ali salvos. Eu tentei isto e não consegui acesso aos arquivos no HD. Tive que por esta HD em outra case igual para poder ler.
      Resumindo, se vc quer um Storage de rede legal, sem gastar muita grana, até vai, mas se vc quer uma coisa mais robusta sem investir muito, pega um PC basicão ou então aquele velho conjunto MB+Proc+Mem que sobrou do seu upgrade, coloca uma placa de rede gigabit, pega um pendrive de 2GB e instala nele o FRENAS. É justamente o que vou fazer para realizar bkps dos dados.

      Curtir

      • Valeu pelo retorno meu caro. Realmente não fiz este teste, e infelizmente não poderei fazer, meu note é do trabalho e é bloqueado para aplicações P2P. Snif, vou morrer sem saber se é esse o problema :(. Ou pelo menos até eu comprar um note pra mim.

        abs.

        Curtir

      • Eu só perguntei pois pode ser que muita gente tenha desligado os P2P diminuindo a disponibilidade de determinados arquivos para download devido aos últimos acontecimentos nos EUA. Outro problema possível é a configuração do firewall do seu roteador (se houver na sua rede). Ou, pode ser defeito no NAS mesmo…

        Curtir

Deixe um comentário